quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que é Vaginismo?


O vaginismo é um espasmo involuntário dos músculos da região da vagina. Os espasmos fecham a vagina.



O vaginismo é considerado um distúrbio de disfunção sexual. Essa condição tem várias causas possíveis, incluindo trauma ou abuso sexual no passado, fatores psicológicos ou um histórico de desconforto com a relação sexual. Às vezes, a causa pode não ser descoberta.

O vaginismo não é uma condição comum. O número exato de mulheres que têm esse problema é desconhecido.


Mulheres com diferentes graus de vaginismo muitas vezes desenvolvem ansiedade com relação à relação sexual. A condição faz com que a penetração seja difícil e dolorosa ou, até mesmo, impossível. No entanto, isso não significa que a mulher não possa se excitar sexualmente. Muitas mulheres podem ter orgasmos quando o clitóris é estimulado.


Sintomas: 

A penetração vaginal durante o sexo é difícil ou impossível;
A dor e a ardência vaginal é comum durante a relação sexual ou na tentativa de um exame pélvico.


Tratamento:

O tratamento inclui terapia prolongada que combine instrução, aconselhamento e exercícios comportamentais. Esses exercícios incluem contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico (exercícios de Kegel).


Recomenda-se realizar exercícios de dilatação vaginal com dilatadores plásticos. Esse tratamento deve ser feito sob a orientação de um terapeuta sexual ou de outro médico. Essa terapia deve envolver o parceiro e pode incluir contatos mais íntimos gradualmente, culminando na relação sexual.











5 comentários:

  1. Como vai, Melissa?
    é o seguinte, estou casada há 1 mês e meio e ainda não consegui penetração vaginal. Namorei durante 3 anos e tivemos várias tentativas que não deu certo, então decidimos esperar pelo casamento pq o meu namorado que hoje é meu marido, pensava que eu não conseguia por medo de engravidar, mas mesmo depois que casei não consegui. Ainda não fui ao médico porque tenho vergonha de falar sobre isso. Mas e você o que acha, será que tenho vaginismo?
    Beijinhooo. ****

    ResponderExcluir
  2. Querida Anônima,
    sei que a vergonha e o medo nos travam, mas não podemos deixar que eles vençam. Você é forte e guerreira!
    Pela pouca informação que tenho da sua história, posso dizer que parece sim vaginismo, mas não posso e não devo afirmar; somente o ginecologista poderá te dar o diagnóstico. Se não conseguir com o 1º, tente outro médico.
    Sei que não é fácil ficar contando a nossa história, até porque encaramos como um fracasso pessoal, mas tem de ser feito. Lembre-se que os médicos estão acostumados a lidar com vários problemas.
    Aguardo seu retorno, para nos contar como foi a consulta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa, obrigada pelas suas palavras, enquanto eu lia as lágrimas escorriam pelo meu rosto, somente uma pessoa que passa pelo mesmo problema é capaz de nos entender com tanta sensibilidade.
      Sou grata a Deus por ter encontrado o blog. Me diz uma coisa, como seu marido lida com a situação? Meu marido já está sem paciência, preciso de ajuda, eu amo muito ele. Beijinhooo**

      Excluir
    2. Oi querida,
      fico feliz em poder ajudar.
      Bem, meu marido é bem paciente, mas também a perdeu em algum momento. Creio que os homens perdem a paciência por não saberem o que está acontecendo e por não terem o controle da situação.
      Mas lembre-se, eles precisam ver que estamos tomando algum tipo de atitude, ir ao médico já é um dos grandes passos.
      Abraços.

      Excluir
  3. A cada dia que pesquiso mais sobre o assunto fica dificil de acreditar que essa situação ocorra não seja comum... o que acho que acontece é que quem tem vaginismo não comenta com muitas pessoas então não há analise de dados suficiente e assim dizem que nao acontece com muitas mulheres.

    Assim parabenizo a importancia de seu blog e de todos os outros que tratam sobre esse tema. #rumoacura

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Pode voltar que terá uma resposta minha, ok? :)