sábado, 30 de agosto de 2014

Novo Ginecologista e Exames Ginecológicos

Olá pessoas queridas, hoje vou contar pra vocês sobre a minha primeira consulta com meu novo ginecologista.

Tudo novo, pra começar eu nunca tinha tido um ginecologista do sexo masculino, sempre tive vergonha por isso optava pelas mulheres. E o que me fez mudar de ideia? O simples fato de que minha gineco preferida, mais maravilhosa de todas não atende mais meus convênios :(

Há alguns meses comecei uma saga à procura de uma ginecologista, porém em todos os lugares que eu ligava só teriam vagas com o tempo mínimo de 2 meses, além de eu achar isso um tremendo absurdo, não estava disposta a esperar tanto tempo. Fui aí que em uma das clínicas tinham vaga na mesma semana, e eu sem titubear, pedi que marcassem, e foi aí que descobri que era um médico e não uma médica. Confirmei a marcação da consulta, mas achava que mo dia D eu não teria coragem de comparecer. Eis que o grande dia chegou e estou aqui para lhes contar como foi.

Como eu estava muito ansiosa, cheguei 45 minutos antes do previsto e só fui atendida 2:15h depois do planejado. Já não bastava eu ter de superar várias coisas para estar ali, ainda tive de passar por mais essa, a vontade de ir embora era grande, mas eu sabia que não era só pela demora que eu não queria estar ali.

Passada as quase 3 longas horas de espera, enfim fui chamada para conhecer o meu mais novo médico. Nos apresentamos e começos a conversar, contei a ele a longa história do vaginismo (me senti mais à vontade que das outras vezes, apesar desta ser uma das partes que mais odeio, foi mais tranquilo do que nunca, de tanto contar, devo ter me acostumado) conversamos bastante, ele foi super atencioso comigo, me parabenizou por todas as vitórias já alcançadas... (descobri porque ele me fez esperar tanto, é porque ele é daqueles médicos que ouvem o paciente e isto não é nenhum defeito, por isso eu o perdoei hahaha...). Graças a Deus ele não era mais um daqueles que não sabia do que se tratava o vaginismo. Ele quis saber o que eu já tinha feito até aqui e como eu me encontrava hoje, contei a ele sobre a terapia, sobre a fisio e sobre o quanto eu já avancei. 

Então partirmos para a parte que eu mais temia, sim eu temi, apesar de já ter feito os exames outras vezes sempre os fiz com minha antiga médica, já tínhamos atingido um nível de confiança e intimidade que tornava tudo mais fácil.
Me troquei, deitei naquela cama tão temida por nós, pedi a ele um tempinho para fazer alguns exercícios de respiração e relaxamento (que deram muito certo, por isso eu sempre os aconselho),e lá fomos nós realizar o papanicolau, foi incômodo assim como é para toda mulher, sendo ela vagínica ou não, podem perguntar para qualquer uma. Ocorreu sem traumas, sem dores e foi rapidinho. Acabado o papanicolau vocês pensam que acabou? Não, não acabou! Fizemos uma transvaginal; essa é bem mais tranquila, incomoda bem menos e também é bastante rápida. Através dela foi possível ver que ainda tenho SOP, infelizmente, mas nada que o tratamento não resolva.

Após os exames ele me parabenizou por ter conseguido realizá-los sem problemas. Ele é super humano, quem nos dera encontrar vários destes por aí, não é?!

Bem, era isso que eu queria compartilhar com vocês, vocês mais do que ninguém sabem o que significa para nós um novo ginecologista e a realização destes exames.
E para aquelas que ainda não realizaram nenhum deles, não se sintam diminuídas por isso, sua hora vai chegar, acreditem nisso.

Grande Abraço.
Melissa

18 comentários:

  1. Melissa.. eu ja passei por 3 gioneco... Uma mulher, que eu nao gostei nada. E dois gineco homens. E foi atraves de um deles que descobri o Vaginismo. Por isso os considero verdadeiros profissionais. Foi até melhor conversar com eles, do que com a medica... Mas a mudança sempre tras um pouquinho de medo, mas continue amiga ,vai dá tudo certo. Bjus. May :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May. O engraçado é que nunca me imaginei com um gineco do sexo masculino, mas pude constatar o que a maioria já dizia, eles parecem mais humanos que as mulheres. Talvez pelo fato da mulher achar que sabe tudo o que a outra passa por também ser mulher, as tornam mais frias.
      Eu creio, vai dá certo sim, para todas nós!
      Beijos.

      Excluir
  2. Melissa, lendo seu relato até me deu um pouco de coragem, eu nunca fiz nenhum dos exames, fico em pânico só em pensar. Eu já consigo introduzir os dedos e o absorvente interno, mas ainda não consigo imaginar que outra pessoa o faça por mim.
    Mas acredito que chegarei lá, temos que dar um passo de cada vez, e estou caminhando devagar, mas sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonhadora, você está no caminho certo, viu?! Eu ainda tenho certa resistência em deixar que introduzam os objetos em mim, também prefiro que eu faça. O que me faz ficar mais tranquila na hora dos exames é saber que são incômodos para qualquer mulher e não só para a vagínica nós temos algumas técnicas para relaxar que muitas delas desconhecem e só conseguem relaxar se tiverem excitadas.
      Você está certíssima, o importante é caminhar. Eu também tenho certeza que você chegará.
      Abraços.

      Excluir
  3. Melissa, eu tenho 17 anos e acho que estou com vaginismo. O tratamento é proibido para minha idade? Preciso urgentemente resolver isso. Namoro e está difícil lidar com isso. Principalmente porque consigo relaxar depois de um tempo e a dor diminui bastante. Logo, meu tratamento não deve ser tão trabalhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida, como vai? Você já foi ao ginecologista para saber o que está acontecendo? Acredito que o tratamento não seja proibido, não tem porquê ser, mas você vai precisar de um diagnóstico médico para dar início ao tratamento.
      Se for vaginismo, pode ser que seja de grau leve, é bem mais fácil de tratar.
      Recomendo os blogs de 2 fisioterapeutas especialistas neste caso: "vaginismo tem cura sim" e "vaginismo e fisioterapia". Elas te darão dicas de como deve proceder.
      Qualquer dúvida, estarei aqui.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá, que bom que você consegue fazer exames, eu tenho 28 anos e tentei duas vezes quando tinha 25 anos, a primeira ginecologista não me explicou como seria o exame, mesmo eu lhe dizendo que nunca havia feito e lhe contando que eu tinha medo de sexo, ela me disse que era normal pois eu estava iniciando a vida sexual e tentou por um abridor em mim e eu me mexia então ela tentou mais uma vez e eu não consegui ficar paradinha dai ela me perguntou grossamente se eu iria deixar ela fazer ou não, eu respondi-lhe que não, saí de lá e nunca mais voltei, fui em uma outra que era um pouco mais "velha" acredito que mais experiente e de cara ela me identificou com vaginismo o que eu já imaginava por minhas pesquisas na internet, ela me explicou um pouco sobre o assunto, disse que fazia todo um tratamento com casal e tal, me interessei bastante mas no fim ela disse que o primeiro passo do tratamento seria o exame para ela saber se era algo físico ou só psicológico mesmo...gente eu não consegui entrar na sala, lhe inventei que estava naqueles dias e que voltaria na semana seguinte, mas eu não tive coragem de voltar...depois disso tenho medo de marcar consulta e fracassar pois aquele dia com a primeira ginecologista foi muito difícil eu fiquei arrasada, voltei embora chorando pois não conseguia fazer uma coisa que todas mulheres fazem, acho que até aquele exame que fazem nas mulheres que não tiveram relação ainda seria difícil para mim...(Ane)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane, seja bem-vinda ao blog.
      Péssimos profissionais encontramos em qualquer lugar, difícil mesmo é encontrar os bons, mas não desista e nem desanime, pois eles existem. Faça como eu, marque as consultas, compareça e só aceite fazer os exames caso sinta segurança, os bons profissionais, que sabem o que o vaginismo representa, não irão jamais forçar os exames.
      Não tema, se eu fui capaz, você também será!
      Que tal procurar uma fisioterapeuta uroginecológica? É sensacional, vale muito a pena.
      Qualquer coisa, estamos aqui. :)
      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada =)
      Sobre a fisio, eu moro em uma cidade pequena, não sei como seria seguir um tratamento, o seu é por semana? Será que é muito difícil encontrar alguma com esta especialidade?
      Abçss (Ane)

      Excluir
  5. Oi, Ane. Geralmente, as sessões com a fisioterapeuta, são semanais sim. Se não encontrar fisioterapeuta com esta especialidade, pode tentar com uma sexóloga, e alguns ginecologistas também fazem este esse trabalho.
    Procure também por fisioterapia pélvica, que basicamente é a mesma coisa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Melissa, uma de minhas amigas é fisio, mas não tive coragem de falar sobre isso, estou pensando na hipótese,mas parece que é mais difícil com pessoas que conhecemos... Mas irei pesquisar alguma forma de tratamento sim, tenho que me mexer...

      Excluir
    2. Ane, também acho que realizar o tratamento com alguém conhecido é mais difícil, mas se você se sente à vontade, siga em frente.
      Desejo que você obtenha grande sucesso na sua busca por profissionais.
      Abraços.

      Excluir
  6. Por favor, pelo menos digam em que cidade vocês moram!!! Seria tãããão bom poder compartilhar de bons profissionais... Ou pelo menos postem o endereço de seu profissional anonimamente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victoria. Eu sou de Brasília, se precisar de contatos daqui te passo. Se não for, deixe o nome da sua cidade aqui, pode ser que eu tenha algum contato para te passar.
      Abraços.

      Excluir
  7. Meninas,meu gineco tbm eh homem super humano e sensivel,sabe sobre o assunto,e na primeira consulta me passou pomada,na segunda me deu luvas e pomada KY,e disse que vai realizar o exame sem traumas quando eu estiver pronta,e me passou exercicios,se algue quiser o contato,ee eh de sampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são muito mais humanos e nós somos bem-aventuradas por encontrá-los.
      Deixe o contato de seu médicos aqui, por favor, estou montando uma lista de profissionais para postar aqui no blog.
      Abraços.

      Excluir
  8. Tenho contatos m Porto Alegre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se puder deixe o contato aqui. Estou tentando montar uma lista de profissionais para postar no blog para que todos tenham acesso.
      Abraços.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!
Pode voltar que terá uma resposta minha, ok? :)