quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Fisioterapia Vaginal - 1ª e 2ª Sessões

Primeiramente gostaria de dizer que estou amando as sessões de fisioterapia. A fisio é extremamente simpática e muito profissional, ela consegue fazer com que eu confie primeiramente em mim e depois nela. Só gostaria de tê-la encontrado antes.

Bem, a 1ª sessão foi basicamente técnicas de relaxamento corporal e massagem perineal.
Deitada na maca eu tinha que contrair músculos da coxa, barriga, vagina e ânus, contar até 10, respirar bem fundo e relaxar todos os músculos.
Depois eu tinha que fixar o meu pensamento em apenas um músculo, contraí-lo durante 10 segundos e relaxar.

Após o exercícios de contração e relaxamento a fisio me ensinou a massagear o períneo (superficialmente) e as zonas próximas a ele. Me aconselhou que fizesse em casa tudo o que tinha aprendido naquela sessão, pois se dedicar aos exercícios em casa era ainda mais importante do que no consultório.

Na 2ª sessão, começamos com os mesmos exercícios que citei anteriormente, depois a massagem.
Ela pediu para que quando eu me sentisse pronta e relaxada era para eu introduzir 1 dedo e massagear as paredes da vagina, pensei que na presença dela eu não conseguiria, mas até que foi bem tranquilo.

Depois de massagear as paredes da vagina, era hora de fazer movimentos de vai-e-vem com o dedo, depois 2 dedos.
Com os dedos ainda introduzidos, ela pediu para que eu tentasse mudar de posição, então virei de lado, sentei, fiquei de pé... foi bem tranquilo, só senti um pequeno incômodo ao ficar de pé.

E assim encerramos mais uma sessão. Posso dizer a vocês que as sessões são super descontraídas, damos boas risadas, é cada posição hilária que não tem como não rir. Sempre saio de lá com a sensação de dever cumprido e com uma leveza corporal surpreendente. 

Na medida do possível vou contando tudo para vocês, sei que tem muita menina que ainda tem vergonha de buscar ajuda, e estes relatos podem servir de estímulo e também para que percebam que não é nenhum bicho de sete cabeças. Coragem!!!

Torçam por mim que estou daqui torcendo por todas vocês! :)


5 comentários:

  1. Gostei muito do seu relato, e concordo que ele ajudará muitas mulheres que sofrem caladas, sozinhas.
    Já acompanho o blog há algum tempo e gostaria de saber se você nao sente que está retrocedendo após tantas conquistas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônima.
      Pois é, também cheguei a fazer esta reflexão, e cheguei à conclusão que não é retroceder. Estou conhecendo melhor o meu corpo, aprendendo a respirar adequadamente, a controlar a ansiedade... são muitos os benefícios que a fisioterapia pélvica nos traz.
      Minhas conquistas foram sim muito importantes, porém eu sempre temia não conseguir e hoje me sinto mais segura.
      Obrigada por acompanhar o blog.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Melissa,nunca comentei por aqui mas te acompanho,me emociono,cada vez que leio um dos seus,relatos tenho 30 anos de idade,sete anos de casada, e sou totalmente primaria,já tentei alguns tratamentos,mas não consigo evoluir,sempre comentei lá no blog do Marcelo,um amigo virtual das portadoras do vaginismo,rs brincadeiras a parte, mas ele sempre respondia os meus comentários dizendo que eu precisava colocar a mão na massa,é muito difícil para mim,eu já estou começando a ficar desesperada sei que a cura existe,mas sinceramente eu não sei o que fazer pois sempre volto a estaca zero.Desculpe o desabafo,que bom que vc estar em progresso isso me motiva, mas contudo estou pesquisando novos tratamentos espero que dessa vez aconteça... ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Agradeço por acompanhar o blog, a companhia de vocês me faz tão bem!
      Se puder e quiser, gostaria que me falasse mais sobre você. Já fez algum tipo de tratamento? Se sim, por quanto tempo fez?
      Concordo com o Marcelo, é preciso colocar a mão na massa, se tocar, conhecer seu corpo, sua vagina... isso tem feito toda diferença pra mim.
      Conte comigo, juntas somos mais fortes.
      Rumo à Cura!
      Abraços.

      Excluir
  3. ola preciso entrar em conato com vc com urgencia
    sou de sao paulo e estamos nos organizando para um encontro entre profissionais que trabalham com vaginismo e pacientes
    a ideia é aproximar as pessoas que sofrem de vaginismo das possibilidades de cura com a fisio e a terapia psicológica

    vamos fazer um encontro para expor e discutir a atuaçao da fisio e psicologia e fazermos uma vivencia de exercícios globais

    nao sera um encontro para fazermos terapia em grupo
    sera apenas um encontro para as pessoas se informarem do apoio que elas podem ter e de como é o trabalho destes profissionais que elas podem procurar

    se possível entrar em contato com Liris Wuo pelo face ou email liriswuo@uol.com.br ou tel 11 982811558

    um grande abraço,

    Liris Wuo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Pode voltar que terá uma resposta minha, ok? :)